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Empreendedora aposta no mercado esportivo e leva marca piauiense a 16 estados
Impulsionada pela maior valorização da saúde e da prática esportiva após a pandemia, a Ajust Design trabalha com vestuário esportivo personalizado
Emelly Caroline Alves - redacao@pinegocios.com.br
O que começou como um pequeno ateliê de ajustes em Teresina virou uma marca em expansão nacional. Fundada pela empreendedora Gabriella Lages, a Ajust Design, que inclui a linha Ajust Sports, cresceu ao apostar em um mercado que se fortaleceu no pós-pandemia: o da saúde e bem-estar.
A ideia surgiu de forma casual, quando Gabriella decidiu produzir camisetas personalizadas para um grupo de amigas praticantes de beach tennis. O sucesso das primeiras peças motivou a criação da marca, que inicialmente funcionava com processos terceirizados. Um ano depois, ela estruturou sua própria produção, passando a oferecer atendimento completo, da criação da arte à entrega do produto final.
“Tudo começou com uma viagem entre amigas do beach tennis. Uma delas sugeriu fazermos camisas personalizadas e eu disse: ‘eu faço’. Comprei o tecido, pedi para minha mãe, que tem uma fábrica, para cortar. Em seguida, arrumei um lugar para pintar, um designer para fazer a arte, e finalizei no meu ateliê. Foi um sucesso e, a partir dali, não parei mais”, lembra Gabriella.

Com foco principal no vestuário esportivo personalizado, a Ajust atende hoje diferentes modalidades, como corrida, beach tennis e ciclismo. A empresa também produz uniformes corporativos e camisas polo, com opções de tecidos variados e design incluso.
“Nosso foco maior hoje é o material esportivo personalizado, mas também fazemos polos para empresas. A gente desenvolve tudo com o cliente e entrega o produto final com qualidade.”
Impulsionada pela maior valorização da saúde e da prática esportiva após a pandemia, a marca já atende cerca de 5 mil clientes em 16 estados do Brasil. “Desde a pandemia, percebo que as pessoas começaram a se cuidar mais, praticar mais esportes. A nova geração já vem com essa consciência sobre bem-estar e qualidade de vida. É um mercado que só tende a crescer”, destaca a fundadora.

Marca investe em eventos esportivos para fortalecer posicionamento
Além da produção de roupas, Gabriella passou a promover eventos esportivos com a marca. Em 2024, lançou o Ajust Open de Beach Tennis e a corrida Ajust Run, que reuniu 380 participantes em sua primeira edição. “Foram eventos incríveis, com grandes patrocinadores como Unimed, Sesi, Drogarias Globo, que mostraram que a marca pode ir além do vestuário.”
O próximo evento já tem data marcada: dia 10 de maio, acontece a Ajust Bike Class, em parceria com o Studio Velocity, em Teresina. A experiência propõe uma imersão nos treinos de bike ergométrica. "É mais uma forma de conectar a marca com o público que realmente valoriza a saúde, o esporte e o movimento", complementa.
A visibilidade da Ajust Design também cresce com parcerias em eventos de destaque. Na última semana, a empresária esteve em São Paulo para entregar as camisetas oficiais da organização da final da Superliga Nacional de Vôlei, o maior campeonato da modalidade no país.
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Apesar dos avanços, a empreendedora reconhece os desafios enfrentados no início. “O começo foi difícil porque o pequeno empresário é tudo ao mesmo tempo: é o marketing, o RH, o financeiro, o atendimento. É cansativo, mas ver o resultado e o crescimento compensa cada esforço.”
Para Gabriella, o sucesso da marca tem origem em uma combinação de criatividade, visão de mercado e paixão pelo que faz. “O mais gratificante é saber que tudo nasceu de uma ideia simples e hoje impacta pessoas em tantos lugares diferentes”.
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