Carreira & Gestão
Embaixada GV Teresina
A experiência fideliza o cliente mais que o produto, ensinam sócios da BLR
Bruce Cordão e Letício Dantas falam sobre com agência deles lucra trabalhando com sensações
Robert Pedrosa - redacao@pinegocios.com.br
Baseada no consumo de produtos e serviços, a economia mundial tem passado por uma transformação. Preço e qualidade ainda são importantes, mas já não são suficientes para fidelizar o cliente. Hoje, ele se importa mais com experiências.
Essa foi a principal mensagem transmitida pelos empresários Bruce Cordão e Letício Dantas durante a palestra “Business Feelings: quando o cliente sente, o negócio cresce”, realizada nesta terça-feira (22), em mais um encontro da Embaixada Geração de Valor (GV) Teresina. O evento aconteceu no auditório Parnaíba, no Manhattan River Center.
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A experiência é algo tão presente no DNA dos empresários que sua empresa, a BLR, é conhecida como uma “agência de experiência”, pois entrega sensações e não apenas eventos – a especialidade da empresa. “As empresas precisam criar experiências memoráveis e envolventes para gerar valor e diferenciação no mercado”, afirmou Letício Dantas.
A primeira vez que os empresários perceberam que a experiência fideliza mais o cliente foi em 2009, quando realizaram o Findinexa Brasil (FNB), o maior evento de empreendedorismo jovem no Brasil, realizado anualmente em Luís Correia, no litoral do Piauí. "Entendemos que o que movia os jovens, inspirava os pais e conectava as famílias no FNB não era o produto — era a experiência. Foi ali que começou nossa jornada empreendedora”, destacou Bruce Cordão.
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Anos depois, nasceu a BLR, que se destacou no mercado realizando eventos como o Festival GiraSol e o Seu Roque. No início, a agência evitava parcerias com outras empresas do mesmo ramo. De acordo com Letício, a explicação é que a BLR queria criar seu próprio DNA. “Uma parceria poderia comprometer a essência da empresa, que é focada em experiências”, explicou.
O tempo mostrou que a estratégia foi acertada. Com 11 anos no mercado, a BLR levou os dois empresários a montar outros negócios também centrados na experiência do cliente. Eles atuam nos setores de gastronomia, bares, consultoria e, em 2023, assumiram um grande desafio: gerenciar a expansão das lojas do Teresina Shopping, que está entre os dez maiores do Nordeste em área bruta locável (ABL).
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Durante a palestra da dupla, o Piauí Negócios registrou algumas frases que podem inspirar empreendedores:
“Economia da Experiência é um conceito que descreve a evolução do consumo, onde os produtos e serviços não são mais suficientes para atrair e fidelizar clientes”
“Marcas que fazem o cliente sentir são as que mais crescem”
“Experiência. Quando contamos, eles esquecem. Quando mostramos, eles lembram. Mas quando os envolvemos, eles entendem, compram e divulgam”
Embaixada GV
A Embaixada GV Teresina faz parte das Embaixadas Geração de Valor (GV), grupos voluntários formados por pessoas interessadas em empreendedorismo, networking e desenvolvimento pessoal e profissional. Elas surgiram como um movimento espontâneo de simpatizantes do Geração de Valor, criado por Flávio Augusto da Silva, com o objetivo de reunir indivíduos que compartilham os mesmos valores e interesses no universo empreendedor.
No Piauí, a Embaixada GV é dirigida pelos empresários Rodrigo Romero, da empresa Lav Fácil, Luma Costa, da empresa Body One, Pablo Paz, da imobiliária Land, e Thales Gomes, da escola de inglês Wise Up. O evento contou com o apoio do Piauí Negócios.
O movimento começou em 2017, com a primeira Embaixada fundada em Vila Velha, no Espírito Santo, e hoje já conta com centenas de grupos espalhados pelo Brasil e no exterior.
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