Colunas & Artigos

opinião

Por aqui, 2025 já começou

 
 
 
 

Desde o final do mês passado, estamos imersos nas sessões de elaboração do nosso planejamento estratégico para 2025. Esses momentos têm sido ricos em reflexão coletiva, especialmente porque estamos concluindo um primeiro ciclo: marca nova, método novo e proposta nova de produtos.

Neste contexto, dedicamos atenção especial aos elementos estratégicos fundamentais do negócio. E é sobre eles que quero falar hoje: Missão, Visão e Valores.

Mais do que palavras em um slide ou banner na recepção.

Missão, visão e valores muitas vezes acabam reduzidos a itens decorativos: banners em corredores ou slides esquecidos. No entanto, se entendêssemos como esses elementos são motores da cultura, comportamento e consequente resultados, daríamos a eles a devida atenção.

Enquanto revisávamos essas definições, buscamos garantir que eles refletissem quem realmente somos: nossa essência, o que oferecemos e como nos conectamos com nossos clientes. Não foi fácil – e ainda não terminamos –, mas o processo tem sido transformador.


Leia também

Implementei, mas a equipe não está executando. E agora?

Growth: muita gente fala, pouca gente entende

2025 é logo ali


Diante destas experiências, sequem algumas dicas práticas para trabalhar esses elementos no seu negócio:

Visão: Indica onde queremos chegar. Pode incluir ou não um horizonte de tempo.
Missão: É o que fazemos para alcançar a visão. Geralmente, combina dois elementos: o que fazemos e no que acreditamos.
Valores: São os comportamentos que praticamos ao executar nossa missão.

Evite clichês:

- Frases longas ou genéricas contendo termos como “excelência” e “qualidade”.

- Valores óbvios como “ética”, “comprometimento” ou “transparência”. Essas características são pré-requisitos para qualquer empresa séria.

A falta de identidade cultural muitas vezes reflete a falta de clareza dos próprios donos e gestores. Revisar os elementos estratégicos é um excelente exercício para retomar essa conexão.

Ao planejar o próximo ciclo da sua empresa, exercite, acima de tudo, sinceridade e franqueza consigo mesmo – especialmente sobre o que poderia ter feito melhor.

E por aí, 2025 já começou?

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Fonte: Luis Henrique dos Santos - CEO da PRO Consultoria & Gestão e engenheiro de produção

Mais de Colunas & Artigos