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Estabelecer relações e Comunicar Valor. Essas e outras lições (parte 1)

 
 
 
 

Dos meus últimos 12 anos, 11 foram dedicados quase exclusivamente à eficiência operacional, ou seja, a processos e pessoas eficientes. Construção de equipes alinhadas às ferramentas utilizadas, fazer a roda girar e permitir que as pessoas entreguem cada vez mais e melhor.

Em 2024, de maneira especial, estou do outro lado do jogo. Antes, meu papel era gerar valor para ser vendido; agora, sou responsável por comunicar diretamente esse valor ao potencial cliente.

Essa mudança estratégica tem me ensinado muitas coisas, feito praticar outras tantas e, claro, proporcionado aprendizados quase diários — inclusive com os tropeços, que fazem parte do processo. A maior lição aprendida até aqui foi que o valor SEMPRE precisa se fazer perceber.

Imprimir valor para o cliente é uma construção.


Alfredo Soares nos ensina que vender é, acima de tudo, comunicação e encantamento, um processo de construção de relacionamento. Para cada tipo de negócio e segmento, existirão diferentes canais e meios para estruturar e transmitir valor.


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Voltando ao meu grande desafio do último ano (que ainda é o atual): comunicar valor enquanto posiciono uma marca nova dentro de um ecossistema de comunicação e relacionamento. E isso vai muito além de posts no Instagram. Meu trabalho hoje é estabelecer relações que comuniquem valor sobre um portfólio de serviços.

Cientes da importância da construção de valor a partir do estabelecimento de relações, vou relatar alguns exemplos práticos que me inspirei e outros insights que utilizo cotidianamente para operacionalizar isso. Não sou nenhum guru em vendas, mas alguém muito esforçado e disposto a validar e adaptar o que os grandes já fizeram nessa área. Se você também é assim, te encontro na próxima semana.

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Fonte: Luis Henrique dos Santos - CEO da PRO Consultoria & Gestão e engenheiro de produção

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