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Luis Henrique dos Santos - CEO da PRO Consultoria & Gestão e engenheiro de produção
Dos meus últimos 12 anos, 11 foram dedicados quase exclusivamente à eficiência operacional, ou seja, a processos e pessoas eficientes. Construção de equipes alinhadas às ferramentas utilizadas, fazer a roda girar e permitir que as pessoas entreguem cada vez mais e melhor.
Em 2024, de maneira especial, estou do outro lado do jogo. Antes, meu papel era gerar valor para ser vendido; agora, sou responsável por comunicar diretamente esse valor ao potencial cliente.
Essa mudança estratégica tem me ensinado muitas coisas, feito praticar outras tantas e, claro, proporcionado aprendizados quase diários — inclusive com os tropeços, que fazem parte do processo. A maior lição aprendida até aqui foi que o valor SEMPRE precisa se fazer perceber.
Imprimir valor para o cliente é uma construção.
Alfredo Soares nos ensina que vender é, acima de tudo, comunicação e encantamento, um processo de construção de relacionamento. Para cada tipo de negócio e segmento, existirão diferentes canais e meios para estruturar e transmitir valor.
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Voltando ao meu grande desafio do último ano (que ainda é o atual): comunicar valor enquanto posiciono uma marca nova dentro de um ecossistema de comunicação e relacionamento. E isso vai muito além de posts no Instagram. Meu trabalho hoje é estabelecer relações que comuniquem valor sobre um portfólio de serviços.
Cientes da importância da construção de valor a partir do estabelecimento de relações, vou relatar alguns exemplos práticos que me inspirei e outros insights que utilizo cotidianamente para operacionalizar isso. Não sou nenhum guru em vendas, mas alguém muito esforçado e disposto a validar e adaptar o que os grandes já fizeram nessa área. Se você também é assim, te encontro na próxima semana.
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Fonte: Luis Henrique dos Santos - CEO da PRO Consultoria & Gestão e engenheiro de produção