Indústria
Incentivos fiscais
Cinco empresas do Piauí recebem incentivos fiscais da Sudene para ampliar modernização
Projetos no estado estão entre os 26 contemplados na área da autarquia, impulsionando setores estratégicos como infraestrutura e agroindústria.
Redação - redacao@pinegocios.com.br
A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) aprovou a inclusão de 26 projetos em seu programa de incentivos fiscais, visando a implantação, modernização e diversificação de empresas em sua área de atuação. O Piauí conta com cinco empreendimentos contemplados. A medida beneficiará empresas em oito estados do Nordeste e de Minas Gerais.
Os novos projetos contarão com recursos adicionais a partir da redução do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), facilitando investimentos em infraestrutura e diversificação de negócios. Em reunião realizada no último dia 11 de novembro, a Diretoria Colegiada da Sudene confirmou a decisão que beneficiará empresas em oito estados do Nordeste e de Minas Gerais.
Entre os projetos piauienses aprovados, está a implantação da Rodovia Transcerrados, essencial para a logística agrícola na região do Matopiba. A obra, que facilitará o escoamento de grãos produzidos nos cerrados piauienses, recebeu um investimento inicial de R$ 275,6 milhões pelo grupo Simpar.
Leia também
Cinco indústrias vão investir mais de R$ 700 milhões no Piauí; saiba quais
Apenas três empresas do Piauí usam lei que dá incentivos para projetos de inovação
CNI aponta nove obras prioritárias para infraestrutura do Piauí
Impactos no Nordeste
Além do Piauí, estados como Bahia, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte também tiveram projetos contemplados. No total, os empreendimentos já empregam 4.294 profissionais e criaram 558 novos postos de trabalho. O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, ressaltou o impacto positivo da medida:
“Esses incentivos fortalecem segmentos variados do mercado e ampliam as oportunidades econômicas, alinhando-se às diretrizes do Governo Federal para o desenvolvimento regional.”
Do total de projetos aprovados, 13 são voltados à implantação de novas empresas, 10 para modernização de equipamentos, e 3 para diversificação de linhas de produção. No Piauí, o foco está em setores como infraestrutura logística e agroindústria, que são estratégicos para o desenvolvimento sustentável da região.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais
Fonte: Governo Federal