Agropecuária
Crescimento
Produção de leite em São José do Divino mais que dobra com apoio do Sebrae
Em três anos, os produtores locais viram a produtividade saltar de 14 mil para 32 mil litros diários
Redação - redacao@pinegocios.com.br
Por meio do programa Agronordeste Parnaíba, o Sebrae tem impulsionado a produção e a inovação no setor leiteiro do município de São José do Divino, no norte do Piauí. Em três anos, os produtores locais viram a produtividade saltar de 14 mil para 32 mil litros diários, resultado das consultorias técnicas e ações implementadas pela instituição.
“O município se tornou modelo de incentivo à pecuária leiteira, vocação da região. Com as consultorias do Sebraetec, os produtores conseguiram reduzir custos, melhorar a qualidade do leite, o que tem despertado o interesse e desejo dos demais municípios em seguir com ações semelhantes”, explica Isabela Ribeiro, gerente da Unidade Regional do Sebrae em Parnaíba.
Entre as soluções ofertadas pelo Sebrae estão diagnósticos personalizados das propriedades, balanceamento alimentar das vacas em lactação, análise do solo, avaliação econômica e técnica, e a implantação de normas rigorosas de higiene para a ordenha. Esses esforços também possibilitaram a implementação de pasto rotacionado.
Leia também
Piauí busca recuperar produção de leite com novos benefícios fiscais
Búfalos: uma alternativa promissora na pecuária do Piauí
Investir em boa genética hoje é ter mais carne e leite no futuro
Além dos avanços produtivos, a parceria do Sebrae com a Prefeitura de São José do Divino fomenta a economia local por meio de eventos como a Festa do Leite, que será realizada entre os dias 21 e 24 deste mês. O evento reúne negócios, cultura e gastronomia, fortalecendo ainda mais o setor.
"Podemos destacar entre os resultados alcançados a implantação de pasto rotacionado, a melhoria na qualidade de vida dos produtores e o aumento da produção de leite", comenta o analista do Sebrae no Piauí, Ricardo Leão.
De acordo com o Anuário do Leite de 2022, elaborado pela Embrapa, o Piauí produziu 69,3 milhões de litros de leite em 2020, ocupando a 22ª posição no ranking nacional. A maior parte dessa produção, cerca de 23%, concentra-se na região norte, onde iniciativas como as do Sebrae têm feito a diferença para alavancar o potencial do estado.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais
Fonte: Sebrae no Piauí