Indústria

Inovação

CIEPI aposta em armazenamento de energia para reduzir custos na indústria

Tecnologia com baterias de lítio é alternativa para cortar gastos, aponta CIEPI

 
 
A iniciativa é uma aposta do CIEPI para fortalecer a competitividade e sustentabilidade das indústrias no Piauí (Foto: Freepik)

 A iniciativa é uma aposta do CIEPI para fortalecer a competitividade e sustentabilidade das indústrias no Piauí (Foto: Freepik)

 
 

O Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI) está investindo em uma alternativa inovadora para reduzir os custos com energia elétrica no setor industrial: o armazenamento de energia em baterias de lítio. A tecnologia permite que as indústrias piauienses acumulem eletricidade durante os horários de menor demanda (quando as tarifas são mais baixas) e a utilizem nos períodos de pico, nos quais o custo é maior. Com isso, as empresas conseguem diminuir os gastos com eletricidade e manter a produção contínua, evitando interrupções.

Em busca dessa alternativa, o CIEPI se reuniu, no último dia 30 de outubro, com a Matrix Energia, empresa global especializada em soluções energéticas, para apresentar a proposta a representantes de 10 indústrias locais que consomem altos níveis de energia.


Leia também

Pequenas e médias indústrias do Piauí recebem 83% dos recursos do Plano Mais Produção

Empresas do Piauí têm iniciativas que já seguem a nova política industrial do Brasil

Piauí precisa qualificar quase 85 mil profissionais para indústria até 2027, diz CNI


A iniciativa é uma aposta estratégica do CIEPI para melhorar a competitividade das empresas piauienses no cenário industrial, além de impulsionar práticas mais sustentáveis.

Segundo o CIEPI, soluções como essa colocam o setor industrial local em linha com tendências globais de sustentabilidade, além de representarem uma vantagem econômica importante para o desenvolvimento da indústria no estado.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Fonte: CIEPI

Mais de Indústria