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Aeroporto de São Raimundo pode ser administrado por mesma empresa de Guarulhos

Medida faz parte de plano para impulsionar aviação regional no país

 
 
 
 

No final de outubro, o Tribunal de Contas da União (TCU) se manifestou favoravelmente a uma provocação do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) que objetivava garantir o prosseguimento do programa de concessões dos aeroportos nacionais.

A proposta ministerial era que empresas gestoras de grandes aeroportos, com concessões mais antigas, pudessem ter o contrato prorrogado desde que dessem contrapartidas para o Estado, como investimentos em melhorias e a administração de aeroportos regionais.

Aeroporto de São Raimundo Nonato seria incluído em bloco com mais 8 aeroportos regionais

Entre essas infraestruturas que estão no plano de concessão do MPor, encontra-se o Aeroporto de São Raimundo Nonato. Ainda na gestão Wilson Martins (2010-2014), o aeroporto, que é a porta de entrada do Parque Nacional da Serra da Capivara, foi objeto de uma parceria entre Governo Federal e Estadual. Este último ficou responsável pela administração por 35 anos e depois concedeu à empresa Esaero.

Esse procedimento foi feito em vários estados, mas o MPor julga que a tentativa de fortalecer a aviação regional por esse método não teve sucesso. Por isso, seguindo o Plano Nacional de Aviação 2022, o Ministério espera negociar a prorrogação do contrato de concessão dos maiores aeroportos, como Guarulhos, Campinas e Brasília, condicionando à administração de aeroportos regionais é o melhor caminho para viabilizar as operações regionais no país.

Consultado pelo Piauí Negócios, o MPor informou que ainda não tem muitas definições sobre uma posível concessão do Aeroporto de São Raimundo Nonato: "Neste momento, o projeto ainda está em fase de estudos e análises, motivo pelo qual não temos informações consolidadas sobre prazos ou próximos passos". 

 

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Fonte: Nícolas Barbosa - jornalista, presidente da seccional Piauí da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-PI)

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