Carreira & Gestão

capacitação

Novo curso de Tecnologia em Energias Renováveis da Uapi beneficia 300 alunos em seis polos no Piauí

O curso visa capacitar profissionais para atuar no crescente setor de energias renováveis

 
 
Novas turmas estão previstas para 2025 (Foto: divulgação)

 Novas turmas estão previstas para 2025 (Foto: divulgação)

 
 

O recém-inaugurado Curso de Tecnologia em Energias Renováveis da Universidade Aberta do Piauí (Uapi) beneficia cerca de 300 estudantes, oferecendo aulas em seis polos de ensino. As aulas tiveram no último 26 de outubro e são transmitidas pelo Canal Educação, permitindo que alunos de Teresina, Simões, Ribeira do Piauí, São Gonçalo do Gurguéia, Ilha Grande do Piauí e Guadalupe, cada um com 50 vagas, participem da formação.

Com uma duração de cinco semestres e carga horária total de 2.200 horas, o curso visa capacitar profissionais para atuar no crescente setor de energias renováveis do Piauí, que atualmente é o terceiro maior produtor de energia solar do Brasil. As aulas incluem disciplinas essenciais, como matemática, física, legislação e normas de segurança, além de conteúdos específicos sobre instalação e manutenção de sistemas de energias renováveis.

O secretário de Educação, Washington Bandeira, ressaltou a importância dessa formação, destacando a alta demanda de empregabilidade nessa área e o potencial transformador que o curso representa na vida dos alunos. “Temos como meta prioritária a adequação dos cursos do ensino superior às demandas produtivas regionais, para que possamos promover a inserção eficiente dos nossos alunos em áreas como energias renováveis”, afirmou o gestor.


Leia também

Piauí precisa qualificar quase 85 mil profissionais para indústria até 2027, diz CNI

Nova lei impulsiona pesquisas e qualificação profissional para projetos de hidrogênio verde no Piauí

Instalação de sistemas próprios de energia solar no Piauí cresce quase 300% em quatro anos


Já coordenador do curso, Juan Aguiar, informou que os estudantes terão diversas oportunidades de estágio desde o início da formação, preparando-os para o mercado de trabalho. "Hoje, o Piauí é o terceiro maior produtor de energia solar do país, e nossas cidades competem com as maiores geradoras de energia. Nossos alunos já terão diversas oportunidades de estágio desde o início do curso”, afirmou o professor.

A implementação deste curso é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Educação (Seduc), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Novas turmas estão previstas para 2025, o que deve ampliar ainda mais as oportunidades de formação na área.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Fonte: Governo do Piauí

Mais de Carreira & Gestão