Startups

inovação

Fadex oferece suporte a empresas do Piauí que buscam recursos do Tecnova 3

Startups e pesquisadores terão apoio em todas as etapas do edital

 
 
Entidade já iniciou o atendimento às empresas interessadas (Foto: divulgação)

 Entidade já iniciou o atendimento às empresas interessadas (Foto: divulgação)

 
 

A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), por meio do Núcleo de Fomento a Negócios Inovadores e Tecnologia (FONIT), iniciou o atendimento a empresas e pesquisadores interessados em desenvolver projetos inovadores para submissão ao edital Tecnova 3. O programa, lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi) em 10 de outubro de 2024, busca financiar a criação de produtos, serviços e processos inovadores no estado. Esta edição trará um investimento de mais de R$ 12 milhões para fomentar a inovação em empresas piauienses.

A Fadex oferece apoio em todas as etapas do processo, desde a elaboração dos projetos até o acompanhamento da execução, passando por orientações sobre a submissão e mentorias. A fundação também auxilia as empresas na prestação de contas, seguindo o cronograma de desembolso que exige a comprovação do uso correto dos recursos.

As inscrições estão abertas até 30 de novembro de 2024, e as propostas devem ser submetidas pelo site da Fapepi. Já as empresas interessadas em contar com o suporte da Fadex para a elaboração e submissão de seus projetos podem se inscrever neste link. A equipe da fundação entrará em contato para agendar o atendimento.


Leia também

Em novo ranking de inovação, Piauí se destaca em investimentos, mas precisa melhorar na capacitação

Parnaíba ganha novo hub de inovação para conectar negócios e investidores

Quatro áreas que o Piauí precisa melhorar para se tornar mais inovador


O Tecnova 3 tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de setores estratégicos da economia piauiense, alinhados às políticas públicas federais e estaduais de inovação. Além dos recursos destinados à inovação, o edital prevê apoio adicional para a aceleração e internacionalização das empresas selecionadas. 

Segundo Anderson Soares, responsável pelas Relações Institucionais da Fadex, a articulação entre empresas e universidades é essencial para o sucesso dos negócios inovadores.

“Dados indicam que 75% dos negócios inovadores no Brasil surgem de parcerias entre empresas e universidades, enquanto 60% dos que não têm base científica falham em até três anos. Por isso, buscamos entender as necessidades das empresas e conectá-las com pesquisadores, para que juntos possamos desenvolver soluções inovadoras e captar recursos, como estamos fazendo agora com o Tecnova 3”, destaca Soares.

Podem participar do edital empresas piauienses de qualquer porte, individualmente ou em associação com outras empresas brasileiras, desde que suas atividades sejam compatíveis com o desenvolvimento do projeto proposto. Serão contempladas inovações nos setores de Agropecuária, Energias Renováveis, Meio Ambiente, Turismo Sustentável, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Saúde, Educação, Segurança e Finanças.

O professor doutor Lívio Nunes, da Universidade Federal do Piauí e ex-superintendente da Fadex, reforça a importância da colaboração entre universidades e empresas. "Muitos empresários desconhecem a possibilidade de acessar recursos não reembolsáveis por meio de incentivos governamentais. A parceria com as universidades, que possuem laboratórios equipados e pesquisadores qualificados, pode ser fundamental para o desenvolvimento e inovação dessas empresas."

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Fonte: Fadex

Mais de Startups