Indústria

fomento

Nova lei impulsiona pesquisas e qualificação profissional para projetos de hidrogênio verde no Piauí

A política irá incentivar a realização de estudos sobre a cadeia produtiva do H2V, além de promover qualificação entre estudantes piauienses

 
 
A política irá atuar na qualificação de todos os envolvidos na cadeia produtiva (Foto: Freepik)

 A política irá atuar na qualificação de todos os envolvidos na cadeia produtiva (Foto: Freepik)

 
 

Após a sanção de uma política especialmente voltada à cadeia produtiva do Hidrogênio Verde, o Governo do Piauí deu mais um passo importante ao sancionar, no úlitmo dia 10 de outubro, a Política Estadual de Pesquisa, Desenvolvimento e Qualificação de Mão de Obra para Produção de Hidrogênio Verde (H2V), que tem como objetivo fomentar a pesquisa científico-tecnológica, qualificação profissional e o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para impulsionar a cadeia produtiva do H2V no estado.

A nova lei irá incentivar a realização de pesquisas e estudos sobre a cadeia produtiva do H2V, além de promover a qualificação nesta área dos estudantes piauienses, especialmente nos níveis médio, técnico e superior. De forma geral, a política irá atuar na qualificação de todos os envolvidos na cadeia produtiva.

A medida busca, ainda, contribuir com a redução das emissões dos gases de efeito estufa e mitigação dos efeitos da mudança do clima advindos da cadeia produtiva do H2V, bem como a redução de seus respectivos custos, buscando efeitos positivos nos âmbitos sociais, econômicos, ambientais e de saúde, potencializando as vantagens resultantes da implantação do mercado de Hidrogênio Verde.  

 

Piauí tem hub de inovação para Hidrogênio Verde instalado na ZPE de Parnaiba (Foto: divulgação)

 

Outra prioridade da nova política é a busca por parcerias para o fortalecimento e oferta de cursos em nível técnico e superior voltados para áreas associadas à produção, processamento e utilização de H2V, impulsionando a atuação dos centros de ensino técnicos, faculdades e universidades.  


Leia também

Piauí é o primeiro estado a se filiar à Associação Brasileira de Hidrogênio Verde

Piauiense assume diretoria de empresa europeia que irá produzir hidrogênio verde em Parnaíba

Piauí tem grande potencial para se destacar em hidrogênio verde, avalia entidade nacional


O que é a Políca Estadual do Hidrogênio Verde?

Sancionada em 7 de agosto, a lei nº 8.459 tem como objetivo fomentar a cadeia produtiva do Hudrogênio Verde e promover o uso dessa fonte energética limpa para atrair investimentos para o estado. Entre as metas estabelecidas pela nova política estão o aumento da participação do H2V na matriz energética do Piauí, além de seu uso na produção de fertilizantes agrícolas e no transporte público. O foco está na redução das emissões de gases poluentes e no incentivo a empreendimentos ligados à produção, distribuição e comercialização do hidrogênio verde.

A lei também prevê incentivos fiscais, estudos e convênios com instituições públicas e privadas para financiar pesquisas e projetos relacionados ao H2V. Segundo o texto, as atividades de produção e distribuição do hidrogênio verde estarão sujeitas ao licenciamento ambiental conforme a legislação vigente, além de exigências de segurança e gerenciamento de risco.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Fonte: Governo do Piauí

Mais de Indústria