Carreira & Gestão

Mídia

Piauí Negócios vence Prêmio Sebrae de Jornalismo 2024

Portal obteve primeiro lugar na categoria Fotojornalismo, pelo repórter-fotográfico Regis Falcão

 
 
Certificado do Sebrae concedendo o prêmio ao repórter-fotográfico Regis Falcão

 Certificado do Sebrae concedendo o prêmio ao repórter-fotográfico Regis Falcão

 
 

O Piauí Negócios venceu o Prêmio Sebrae de Jornalismo 2024, etapa Piauí, na categoria Fotojornalismo. O repórter-fotográfico Regis Falcão foi responsável pelas fotos da reportagem “A transformação no fio da navalha”, que abordou como o barbeiro Marden Reis usa o empreendedorismo para ajudar pessoas vulneráveis.

O resultado da 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo foi divulgado nesta terça-feira (10), na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Piauí em Teresina. Além de Fotojornalismo, o Sebrae também premiou as categorias Texto, Áudio, Vídeo e Jornalismo Universitário. Foram homengeados o primeiro, segundo e terceiro lugares.(veja a lista de todos os vencedores de cada categoria no final desta matéria)

Uma das fotos premiadas mostra o barbeiro Marden Reis (em primeiro plano), que possui uma barbearia na zona sul de Teresina

 

O objetivo da premiação é reconhecer os profissionais e estudantes que, por meio de trabalhos jornalísticos, colocam em evidência temas relacionados ao universo dos microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. 

“O Prêmio Sebrae de Jornalismo ressalta o papel da imprensa na divulgação dos pequenos negócios, que são fundamentais para a economia do Brasil”, comenta a gerente da Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí, Graça Batista.

O fotógrafo Regis Falcão afirmou que, na reportagem do Piauí Negócios premiada com suas imagens, priorizou a navalha como protagonista da mudança de vida de Marden, que venceu as drogas ao se profissionalizar como barbeiro. “Destaquei a importância da navalha como instrumento transformador da trajetória do Marden, que, além de empreendedor, ensina outros jovens da periferia o ofício de barbeiro”, disse o fotógrafo.

Regis Falcão com o troféu de primeiro lugar na categoria Fotojornalismo

 

Regis elogiou a iniciativa do Sebrae em valorizar o jornalismo profissional e dar visibilidade a empreendedores que transformam outras pessoas. “Além de reconhecer o trabalho do fotojornalismo, o prêmio incentiva com que mais leitores conheçam histórias empreendedoras que inspiram”, comentou o fotógrafo.

Na reportagem, o barbeiro Marden Reis, de 34 anos, com sua trajetória de sucesso, mostra sua superação e mistura empreendedorismo e doação ao social, que já resultou em mais de 200 profissionais formados por ele. Clique aqui para ler a reportagem com as fotos premiadas.

Troféu e certificado do primeiro lugar ao Piauí Negócios na categoria Fotojornalismo

 

Site premiado

A premiação do Sebrae é terceira que o Piauí Negócios conquista em pouco mais de um ano. Em 2023, o portal venceu a etapa Piauí do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo, com a melhor reportagem. No início deste ano, o veículo de comunicação ganhou o Prêmio Carnaúba Valley na categoria Veículos de comunicação.

Ainda em 2023, o Piauí Negócios foi vice-campeão na 10ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, etapa Piauí, na categoria Texto.

Em 2022, o jornalista Robert Pedrosa, editor-chefe do site, ficou entre os cinco finalistas nacionais na categoria Jornalista Empreendedor da 9ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo.

 

 

Reprodução da matéria que teve as fotos premiadas

 

Lista dos vencedores de cada categoria

 

JORNALISMO UNIVERSITÁRIO

Primeiro lugar: Portal Luneta (reportagem“Transformação Social: Maternidade e Empreendedorismo”, por Natalia Costa e Silva)

Segundo lugar: Rádio Universitária (reportagem “A Periferia Empreendedora e a Transformação de Vidas”, por Pedro Henrique Maciel.

Terceiro lugar: Portal Luneta, (fotojornalismo “Novo Símbolo de Resistência: Livreiros Lutam para Resgatar Tradições no Mercado”, por Brenna Oliveira.

 

FOTOJORNALISMO

Primeiro lugar: Portal Piauí Negócios (reportagem “A Transformação no Fio da Navalha”, por Regis Falcão)

Segundo lugar: Portal Ocorre Diário (reportagem “Talento que Cruza Fronteiras”, por Vitória Pilar)

Terceiro lugar: Portal O DIA (reportagem “Empreendedores Apostam na Inovação Sustentável e Impactam Comunidades no Piauí”, por Jailson Soares)

 

ÁUDIO

Primeiro lugar: Clube News FM  (reportagem: “Startups Criativas Aliam Tecnologia e Educação para Melhorar o Ensino”, por Marcos Davi Lopes)

Segundo lugar: Clube News FM (reportagem “Pequenos Negócios que Transformam Realidades Locais através da Sustentabilidade”, por Valdi da Costa Sousa Júnior)

Terceiro lugar: Rádio Universitária (reportagem “Estudantes Universitários Empreendem para Garantir uma Renda e Concluir Estudos”, por Joyce Nirvana)

 

TEXTO

Primeiro lugar: Portal Ocorre Diário (reportagem “Talento que Cruza Fronteiras”, por Vitória Pilar)

Segundo lugar: Portal O DIA (reportagem “Empreendedores Apostam na Inovação Sustentável e Impactam Comunidades do Piauí”, por Emelly Alves)

Terceiro lugar: Portal O DIA (reportagem “Negócios Verdes Impulsionam o Desenvolvimento Socioambiental em Cidades do Piauí”, por Maria Clara Estrela)

 

VÍDEO

Primeiro lugar: TV Band (reportagem “Recicláveis Viram Recursos para Comunidade no Piauí”, por Vinícius Vainner)

Segundo lugar: TV Antena 10 (reportagem “Quebradeira de Coco em Palmeirais”, por Danielle Sousa)

Terceiro lugar: TV Cidade Verde (reportagem “trabalho “Quintal Sustentável no Sertão do Piauí”, por Clebson Lustosa)

 

Os trabalhos vencedores da etapa estadual seguem para a etapa regional da premiação, em que serão escolhidos os finalistas para a fase nacional, cuja solenidade de premiação ocorrerá em Brasília.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Carreira & Gestão