Startups

inovação

Startup do Piauí é selecionada para maior evento mundial para investidores

A Buriti BioEspuma representará o Piauí na delegação brasileira que irá ao Gitex Expand North Star 2024, em Dubai

 
 
Empresa desenvolve isolantes térmicos utilizando espuma obtida da palmeira buriti (Fotos: reprodução/instagram)

 Empresa desenvolve isolantes térmicos utilizando espuma obtida da palmeira buriti (Fotos: reprodução/instagram)

 
 

A startup piauiense Buriti Bioespuma foi selecionada para participar do Gitex Expand North Star 2024, evento que acontecerá entre os dias 13 a 16 de outubro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

“É o início do processo de internacionalização da Buriti BioEspuma, onde levaremos a inovação verde dos nossos produtos para mundo, começando pelo pulsante mercado dos Emirados Árabes Unidos, no Oriente Médio. Levando a ciência, tecnologia e inovação piauiense para mundo”, afirma o sócio-fundador da Buriti BioEspuma, professor doutor da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), Livio Cesar Nunes.

O Gitex Expand North Star 2024 é o maior evento do mundo no ramo e visa reunir empreendedores, promover negócios, atrair investimentos, expandir redes de contatos e compartilhar conhecimentos. O Gitex Expand North Star 2024 espera reunir cerca de 1.800 empresas de tecnologia, 650 palestrantes e mais de 1.000 investidores. Ele também incluirá uma variedade de líderes influentes e tomadores de decisão do setor público.

O Gitex Expand North Star 2024 espera reunir cerca de 1.800 empresas de tecnologia

 

Durante o evento, haverá discussões sobre as últimas tendências de investimento, paisagens econômicas e histórias emergentes. Além disso, o evento tem sessões de pitch de startups, premiações e uma programação repleta de atividades.

No Brasil, ApexBrasil, em parceria com o Sebrae, realizará a Missão de Internacionalização à GITEX Expand North Star 2024 voltada a empresas de base tecnológica com potencial de abertura de operação nos Emirados Árabes Unidos. Nos dias próximos ao evento, as empresas selecionadas participarão de uma agenda complementar de imersão nos EAU, com visitas técnicas para melhor compreensão das formas de negócios e oportunidades de expansão internacional, além de reuniões prospectivas e ações de networking.


O grupo de startups selecionado, no qual a Buriti BioEspuma se insere, será composto pelas 30 empresas mais bem colocadas no processo seletivo.



Leia também

Tecnologia de startup piauiense é destaque em evento da Fiocruz

Startup Nordeste beneficiará até 100 negócios no Piauí com recursos e bolsas

Quatro áreas que o Piauí precisa melhorar para se tornar mais inovador


Sobre a Buriti BioEspuma

A Buriti BioEspuma é uma startup de base tecnológica inovadora. Desenvolve isolantes térmicos e absorventes sonoros para aplicações em edifícios utilizando a espuma natural obtida da palmeira buriti, uma matéria-prima natural, renovável, reciclável e biodegradável.  É a única empresa que explora este produto no Brasil e uma das poucas do mundo. Hoje possuem um portfólio de 15 produtos já sendo comercializados.


A empresa iniciou dentro da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) como uma pesquisa acadêmica ainda na graduação de um dos sócios, posteriormente se transformando em uma tese de doutorado pelo Pós Graduação em Ciência e Engenharia dos Materiais (PPGCM/Ufpi).


A equipe multidisciplinar da startup é integrada pelo doutorando em engenharia de ciências dos materiais Felipe Fabrício dos Santos Siqueira, líder responsável pelos projetos; pelo próprio Lívio César Nuendes, doutor e orientador reponsável pela P&D da startup; pelo professor doutor Renato Lemes Cosse, engenheiro mecânico e responsável pela produção; pelo arquiteto e também responspável pelos projetos, Tayan Daniel F. Rachid, e pelo administrador Leonardo Modesto de Melo Sampaio, responsável pelo setor comercial.

A equipe que integra a startup: Lívio, Renato, Felippe, Taynan e Leonardo

 

Depois a ideia saiu dos bancos acadêmicos para se tornar um negócio. O projeto foi aprovado em alguns editais de fomento e aceleração, como o Centelha, lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Piauí (Fapepi). Além do apoio de outras entidades do Governo Federal, Sebrae, entre outros. Atualmente, faz parte da Incubadora de Empresas do Agronegócio-Ineagro, na Ufpi.

Startup participa de eventos, ferias e exposições

 

Além disso, a empresa participou de eventos nacionais, a Expo Revestir em São Paulo, um dos maiores eventos do mundo na área da construção civil, também é parceira oficial da Casa Cor Piauí e participará da Casa Cor Ceará 2024.

“Somos uma empresa nascente. Estamos fechando o contrato de representação aqui em Teresina e ainda temos uma atuação muito localizada, embora seja um produto com potencial mundial. Vamos para Dubai justamente para formar novas parcerias, em busca de algum escritório de arquitetura ou engenharia que tenha interesse em utilizar a biospuma do buriti por lá. Ainda somos uma empresa em desenvolvimento e estamos abertos a investidores, sobretudo smart money para alavancar o negócio”, comenta o doutorando Felipe Fabrício.

Outras informações sobre a Buriti BioEspuma clique aqui

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Startups