Agropecuária

produção rural

Pequenos produtores do Piauí receberão mais de 10 mil toneladas de milho para comercialização

Teresina, Parnaíba e Floriano serão os principais destinos das toneladas recebidas

 
 
Programa visa facilitar acesso de pequenos criadores a produtos agrícolas essenciais à produção (Foto: divulgação/CNA)

 Programa visa facilitar acesso de pequenos criadores a produtos agrícolas essenciais à produção (Foto: divulgação/CNA)

 
 

Pequenos criadores de animais do Piauí poderão contar, nas próximas semanas, com mais de 10 mil toneladas de milho para serem comercializados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) por meio do Programa de Venda em Balcão (ProVB). O descarregamento do cereal já foi iniciado pela estatal e deve se encerrar nas próximas semanas. A remoção do produto foi contratada pela Companhia a partir da realização de leilão público de frete, seguindo as diretrizes dos Avisos n° 052/2024 e 074/2024.

Do total de milho a ser recebido no Piauí, 350 toneladas serão destinadas à nova Unidade Satélite de Venda (USV) em Piripiri. O objetivo da criação de mais um ponto de venda do cereal é ampliar a abrangência do Programa, que disponibiliza milho a suinocultores, avicultores, bovinocultores, caprinocultores, ovinocultores, bubalinocultores (búfalos), aquicultores e coturnicultores (codornas).

Os trabalhos na unidade de Piripiri já se iniciaram e, a partir da próxima semana, está previsto o cadastramento dos criadores da região, além de realizações de palestras orientativas sobre o ProVB. A expectativa é que as vendas de milho na nova unidade comecem a partir da terceira semana de agosto.


Leia também

Agro recua, mas indústria e serviços devem impulsionar PIB do Piauí em 2024

Semiárido do Nordeste abriga 90% dos negócios de produção de mel

Produtores do Piauí recebem R$ 950 milhões em crédito no Plano Safra 2024


Além de Piripiri, a Companhia também irá abastecer os estoques do ProVB em outros municípios do Piauí. Os carregamentos de milho estão previstos para Teresina (4 mil toneladas),  Parnaíba (2 mil t), Floriano (1,5 mil t),  Picos (800t), São Raimundo Nonato (600 t), Campo Maior (550 t) e Oeiras (300t). O produto atende 1,7 mil criadores e criadoras piauienses cadastrados pela Conab e  aptos a comprar o cereal por meio do Programa. 

O ProVB visa facilitar o acesso de pequenos criadores e agroindústrias de pequeno porte a produtos agrícolas essenciais à produção, por meio da venda direta dos estoques públicos a preços compatíveis com os praticados em pregões públicos ou com os dos mercados atacadistas locais. 

No Piauí, o Programa é executado nas unidades armazenadoras da Conab que abrangem quatro regiões do estado, de forma a garantir o abastecimento dos criadores para uso na alimentação dos seus rebanhos.
 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Fonte: Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

Mais de Agropecuária