Carreira & Gestão

Educação empreendedora

Novos projetos da JA Piauí aproximam mais de 800 estudantes do empreendedorismo

Programas "Executivos na Escola" e "Empresário Sombra" conectam jovens e empresas no Piauí

 
 
Em sua primeira edição, o projeto "Executivos na Escola" ocorreu no dia 23 de Maio em Teresina (Fotos: divulgação)

 Em sua primeira edição, o projeto "Executivos na Escola" ocorreu no dia 23 de Maio em Teresina (Fotos: divulgação)

 
 

A Junior Achievement Piauí (JA-PI) realizou, na última sexta-feira (24), o evento de certificação dos projetos "Executivos na Escola" e "Empresário Sombra", que, juntos, impactaram mais de 800 alunos da rede estadual de ensino em Teresina. Participaram das ações 30 empresários voluntários, contemplando estudantes do Liceu Piauiense, da Unidade Escolar João Climático Dalmeida e do Premen Norte, todas na capital. 

Em sua primeira edição, o projeto "Executivos na Escola" ocorreu simultaneamente em 15 estados do Brasil, propondo um encontro entre empreendedores e estudantes do ensino médio de escolas públicas.

Projeto reuniu 30 empresários voluntários em Teresina

 

Em Teresina, aconteceu em 23 de maio, quando os empresários palestraram em salas de aula, compartilhando experiências e aprendizados sobre o mundo do empreendedorismo. Ao término das palestras, os empresários puderam escolher um estudante para participar, no dia 24 de maio, do "Projeto Empresário Sombra", no qual o aluno acompanha, por um dia, a rotina de um líder empresarial, desde o café da manhã até o final da tarde.

Ambos os projetos têm como objetivo comum impactar jovens através da visão empreendedora, conforme destacado pelo presidente da JA Piauí, Denis Cavalcante. "O objetivo é plantar a semente do empreendedorismo neles para que, no futuro, sintam-se motivados a empreender, contratar e criar seus próprios negócios. Os projetos impactaram estudantes de 15 a 17 anos”, destaca.

 Denis Cavalcante, presidente da JA Piauí

 

Um dos estudantes contemplados foi Calebe Alves, de 18 anos, que foi “sombra por um dia” do empresário Jairo Antônio de Oliveira, gerente administrativo do Bradesco. Cabele, que já empreende vendendo bombons caseiros na escola, conta que o projeto ajuda os jovens que querem empreender a ter uma visão de como é, de fato, ter uma empresa.

“Achei interessante porque nos aproximamos de pessoas ligadas ao empreendedorismo, o que é legal para quem quer abrir um negócio. Deu para entender como funciona uma empresa e como se deve cuidar dos negócios”, disse o aluno do 3º ano.

Calebe Alves e o gerente administrativo do Bradesco, Jairo de Oliveira

 

Outro jovem que pôde vivenciar de perto a rotina de um empresário foi Leonardo de Araújo, aluno do Liceu Piauiense. Durante o evento de certificação, ele compartilhou o quanto o projeto "Empresário Sombra" foi uma experiência única em sua vida. Leonardo foi recebido pelo empresário William Amorim, fundador e sócio da Américas Drogarias.

“O William me ensinou muitas coisas, principalmente sobre não desistir do empreendedorismo. Ele me disse que muitos vão nos estimular a deixar nossos sonhos de lado, mas que não devemos desistir de vencer. Os conselhos que ouvi dele irei levar para a minha vida toda. Foi a melhor experiência que já tive", relatou.

O fundador da Américas Drogarias conta que participar de projetos como o JA Piauí é uma forma de contribuir com a formação desses estudantes. “Temos um projeto especial que traz alunos de escolas públicas para nossa empresa. Atualmente, 50% dos jovens que participam desses cursos estão trabalhando conosco. A América abraça esses projetos porque acreditamos que os jovens de hoje mudarão o futuro. Por isso, jovens como Leonardo são muito bem-vindos à nossa empresa", disse Amorim.

Leonardo de Araújo e o empresário William Amorim, da Américas Drogarias

 

Empresários de diferentes áreas marcaram presença no projeto, incluindo empresas ligadas a eventos, finanças, saúde, comunicação, educação e supermercados. Entre os participantes estava Emerenciane de Souza, CEO das Óticas Carol. Ela destaca a importância desses projetos para incentivar a educação empreendedora.


“Participar desse projeto foi muito interessante, é a segunda vez que faço parte. A troca é sempre muito bacana, porque a juventude tem muito a ensinar e a aprender. Para mim, é uma alegria poder compartilhar tudo isso", destacou Emerenciane, da Óticas Carol.


 

Confira as empresas e entidades que participaram dos projetos

- Clínica Maria Silva

- Made agência

- Américas Drogarias

- Sesc

- HOT SAT

- Borim Gastronomia Ltda

- Vegetal do Brasil - Teresina

- O Boticário

- Hospital São Marcos

- AF Consultoria Financeira

- Geofre Saraiva Advogados / Comidas e Lugares

- Banco Bradesco

- Óticas Carol, GrandVision by Fototica, Sunglass Hut

- Águas de Teresina

- OitoMeia Comunicação

- Seven Gráfica

- Teresa Mesquita: Arquitetura Comercial & Design de Varejo

- Bradesco

- Eduardo Lima Arquiteto

- Teresina Shopping

- FADEX

- Grupo Vanguarda

- Tv Clube

- Maninho Atacadista

- Ao Lado Imóveis

- Icev

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Carreira & Gestão