Startups
gestão
Instituto Deltatics se remodela para gerar oportunidades a startups do Piauí
Com a mudança, entidade pode gerir recursos públicos
Nícolas Barbosa - redacao@pinegocios.com.br
O ecossistema de startups do norte do Piauí agora conta com uma entidade remodelada que vai poder contribuir com o crescimento do setor. O Instituto de Tecnologia, Inovação e Ciências do Delta (Deltatics) aprovou, no dia 8 de julho, novo estatuto que o torna uma associação sem fins lucrativos ou econômicos caracterizada como um instituto científico, tecnológico e de inovação (ICT).
Além do estatuto, foi eleita nova diretoria, tendo como presidente Rodrigo Baluz, que também é líder da comunidade Carnaúba Valley, de Parnaíba. Baluz explica como a mudança vai contribuir para as empresas de inovação do norte do estado: “Com o Deltatics, torna-se possível a gestão de recursos via editais de fomento à inovação, via emendas parlamentares, via recursos públicos de uma forma geral”.
A associação se soma a outros meios de organização já adotados pelas startups da região. “Criar o Instituto Deltatics é tornar possível termos uma representação jurídica, um CNPJ devidamente formalizado, para que, juntamente com a [comunidade] Carnaúba Valley, possamos avançar na construção de ações e projetos que promovam o empreendedorismo, a tecnologia e inovação como ferramentas para o desenvolvimento socioeconômico na região norte do Piauí”, resume Baluz.
Leia também
Modelo do Prêmio Carnaúba Valley é exportado para Pernambuco e Ceará
Empreendedorismo: Carnaúba Valley, do Piauí, fica em 3º lugar em prêmio nacional
As ferramentas possíveis são inúmeras e incluem a criação e a gestão de estruturas como incubadoras, hubs tecnológicos e escritórios compartilhados, mas também o relacionamento das startups com instituições de pesquisa, poder público, setor privado e outras organizações da sociedade civil.
A entidade havia sido criada em 2015 com a finalidade de gerir e cuidar da governança do Polo de Desenvolvimento Tecnológico do Piauí, que foi o primeiro do estado e estava localizado em Parnaíba. Com a mudança estatutária, ela passa a se caracterizar como uma ICT e a ter como objetivo principal realizar e incentivar as pesquisas científica e tecnológica. O apoio às startups pode ser dado desde a fase de ideação, concepção e desenvolvimento de MVPs (Minimum Viable Product) até a validação com o público-alvo e a escala das soluções.
O próximo passo a ser dado é superar burocracias relacionadas à formalização da atividade da instituição. Para pagar despesas com atualizações de registro em cartório, Receita Federal, Prefeitura e Corpo de Bombeiros, o Instituto Deltatics está com uma vaquinha virtual que busca arrecadar R$ 2 mil.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais