Agropecuária
desenvolvimento
Mel do Piauí passa de commodity a mercadoria de alto padrão em São Paulo
Empresa de economia criativa contribuiu para apicultores de Simplício Mendes aumentarem faturamento em 25%
Nícolas Barbosa - redacao@pinegocios.com.br
Nas últimas décadas, o mel se tornou uma das principais alternativas econômicas para os piauienses que moram no semiárido. A atuação conjunta da sociedade civil, empresários e poder público colocou o Piauí na liderança entre os estados exportadores do produto. Desde 2022, uma empresa de economia criativa sediada em São Paulo (SP) busca melhorar ainda mais os resultados dos apicultores transformando o que é commodity em uma mercadoria de alto padrão.
A Polvo Lab foi criada pelas empresárias Ana Maria Diniz e Gabriella Marques com o objetivo de transformar iniciativas sociais em negócios rentáveis, sustentáveis e longevos e criar oportunidades para que negócios já estabelecidos possam inserir o impacto social em sua proposta de valor. Há pouco mais de um ano, a empresa vem trabalhando com a Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Comapi) e contribuindo em processos que incluem montagem do processo produtivo, a escolha da marca, distribuição, logística e capacitação dos apicultores.
Um dos primeiros resultados da parceria foi a criação da marca Mel Mesmo, que já é comercializada em grandes varejistas como a rede de supermercados St Marche, em São Paulo. Para ampliar os canais de venda do mel 100% orgânico piauiense, o Polvo Lab trouxe dez empresários paulistas ao Piauí no mês de maio. “Cada pessoa que entende a operação do Polvo Lab mais a fundo e percebe a força de um produto de agricultura familiar acaba se tornando um ótimo disseminador do nosso modelo. Estamos buscando mais canais de venda, mais consumidores e mais investidores para uma dezena de projetos que impulsionam a agricultura familiar”, explica Gabriella Marques.
Segundo a empresa, apenas nesse primeiro ano, os apicultores que participam da iniciativa, que chegam a ser 250 famílias, tiveram um incremento de, no mínimo, 25% nos seus resultados financeiros. O Polvo Lab garantiu a compra de 20 toneladas de mel e pretende atender mais de 600 famílias até o final deste ano
A gerente administrativa da Comapi, Janete Dias, reconhece os resultados do trabalho da Polvo Lab. “A finalidade da parceria é reposicionar o produto inserindo dois ingredientes especiais: a construção de uma marca forte – o Mel Mesmo, vendendo não só o mel mas também a história e todo o trabalho realizado. O impacto social e ambiental que o produto pode causar nos municípios onde estão distribuídos nossos produtores, pertencentes a microrregião de Simplício Mendes, também se encaixa no contexto”, detalha Dias.
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O impacto financeiro positivo pode ser explicado pela redução da exposição do apicultor a atravessadores. Outros fatores de fortalecimento são a organização como cooperativa, que mantém a proximidade entre os produtores valorizando a capacitação, e o empoderamento das famílias produtoras.
O apicultor Catarino também destaca o trabalho com mel como um meio de manter a população na região. “Quando um jovem terminava o ensino médio, o pensamento era ir para São Paulo trabalhar, já que as vagas de emprego eram poucas aqui. Mas Deus coloca pessoas como vocês [Polvo Lab], empresas que enxergam aqueles que desejam crescer como vocês. Falar da apicultura é algo satisfatório para mim. Agradecemos ao projeto por ter nos ensinado muito e pelo reconhecimento. São empresas como vocês que fazem a gente ficar e trabalhar aqui”, reconhece Catarino.
Sobre o Polvo Lab
O Polvo Lab é um Laboratório de Economia Criativa de Impacto que nasceu para transformar a vida de 1 milhão de brasileiros e brasileiras através de seu desenvolvimento e inserção no mercado. A empresa transforma iniciativas sociais em negócios rentáveis, sustentáveis e longevos. Além de criar oportunidades para que negócios já estabelecidos possam inserir o impacto social em sua proposta de valor.
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