Startups
Mercado
A importância da consultoria para o sucesso de uma startup
No Piauí, o arquiteto de negócios Rodrigo Lima, que trabalha há mais de 20 anos na área da tecnologia, alavanca startups de sucesso
Robert Pedrosa - redacao@pinegocios.com.br
Com a crescente transformação digital e as inovações tecnológicas, o número de empresas que trazem ideias inovadoras ao mercado tem crescido cada vez mais. Segundo estudo realizado pela Associação Brasileira de Startups, 45,8% das startups foram desenvolvidas a partir de 2020 e cerca de 52% estão em fase final ou em expansão.
No entanto, não é tão fácil fazer startup deslanchar. O processo envolve diversos desafios nos quais é necessário possuir um bom planejamento estratégico e operacional. É nesse sentido que atua o arquiteto de negócios piauiense Rodrigo Lima, que atua como mentor e consultor de startups.
O empreendedor trabalha há mais de 20 anos na área de tecnologia e possui experiências com arquitetura de rede, marketing digital e com a técnica SEO (otimização para site de buscas) - muito importante para negócios digitais. Em entrevista ao Piauí Negócios, o empresário explica que não basta apenas ter uma ideia inovadora, é preciso saber executá-la.
"Atualmente tenho duas startups, então eu vivo esse mundo. Para quem ainda não tem experiência com o mundo das startups ou nunca abriu uma, a jornada é mais difícil. Então, a consultoria te dá tempo, pois você vai receber a nossa experiência, o que vai te fazer economizar muitas horas e muitos erros, afinal tempo é dinheiro", destaca Rodrigo Lima, que opera com startups há mais de 10 anos.
Ao ser contratado, Rodrigo fica responsável por processos como documentações, estratégias, elaboração de pitch comercial e pitch de investidores. "Cuidamos desses aspectos mais burocráticos e deixamos tudo adiantado para que o empreendedor possa se preocupar com a maturidade do seu negócio", aponta Rodrigo.
Na consultoria está incluso a montagem de pitch, onde o consultor traz principais aspectos de um bom pitch: problemas, soluções, equipe multidisciplinar, tamanho de mercado e estratégia do mercado.
Ticket três vezes maior após a consultoria
O empresário Marcos Ayres, fundador da Escritha, startup de Parnaíba que auxilia e gerência projetos para produção científica integrando o estudante, professor (orientador) e instituição, pôde conferir de perto a importância de um planejamento estratégico para a sua empresa. "Graças à consultoria do Rodrigo pude desenvolver habilidades importantes e tomar decisões informadas para minha startup, superando obstáculos e alcançando meus objetivos", afirma o empresário.
Para Marcos Ayres, um dos pontos fundamentais é a gestão financeira e o pitch para investidores. "A consultoria foi fundamental neste sentido, porque o nosso planejamento ficou claro e coerente com a realidade da empresa e do mercado. O aprendizado tem feito a gente conversar com investidores de maneira bem clara e objetiva. Além da questão de precificação, hoje nosso ticket é 3 vezes maior do que no início ", acrescenta.
Leia também
Maioria dos fundadores das startups do Piauí têm mais de 30 anos de idade
Meta da Startup Piauí é acelerar 400 empresas inovadoras locais
Importância de um especialista local
Outra startup que trabalha com o empresário Rodrigo Lima é a D’Boa Seguros, uma seguradora piauiense 100% on-line. Seu fundador, Daniel Resende, pontua que os diversos estudos e pesquisas disponibilizados durante a consultoria ajudaram a startup a tomar um melhor direcionamento. “A empresa de Rodrigo ajudou e ainda hoje está nos ajudando na criação da nossa startup. Ele entende de muitos conteúdos e nos passou inúmeros estudos, o que nos ajudou a tomar uma direção mais assertiva. Hoje ainda estamos trabalhando juntos, ainda não chegamos na etapa final do startup, pois depende de muitos processos”, disse Daniel Resende.
O empresário destaca ainda a importância de ter uma consultoria local. “É muito gratificante ter alguém aqui em Teresina com tanto conhecimento e com esse nível de informação de qualidade”, conclui o empresário.
(Colaborou Emelly Caroline)
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais